terça-feira, 28 de agosto de 2007

Leiloes.net: Comprar e Vender na Internet

Recém-lançado, o Leiloes.net (www.leiloes.net), o mais recente projecto da rede FixeAds, também proprietária do site Standvirtual.com - líder no mercado dos classificados automóvel - é uma nova aposta no mercado das compras online, nomeadamente, tal como o próprio nome indica, no segmento dos leilões online.

Com uma estrutura simples assente em poucos menus, a navegação no site é bastante intuitiva. O registo, compra e venda de artigos é de fácil execução, bastando poucos cliques para colocar um artigo a leilãoou simplesmente fazer uma licitação . Totalmente gratuito, não é cobrada qualquer taxa para a colocação de artigos à venda nem comissão de venda de artigos.

Existem ainda várias outras funcionalidades que facilitam a navegação no site e estruturação da informação apresentada a cada utilizador. No espaço “Conta Pessoal”, cada utilizador pode consultar o número de licitações, leilões vigiados e compras ou até mesmo o número de leilões que tem em aberto, os leilões já com licitações e leilões fechados, entre várias outras opções.

Com 18 categorias distintas, desde animais, a consolas, livros e revistas, relógios e jóias, telefones e telemóveis, são várias as possibilidades de vender e comprar os mais diversos artigos.

Neste espaço de transacções online a qualidade do serviço prestado é uma prioridade, e neste sentido, existem no site opções como “Contacto” ou “Reportar Leilão” que permitem ao utilizador esclarecer as suas dúvidas ou denunciar um leilão suspeito. É ainda possível aos utilizadores atribuírem entre si um Feedback positivo ou negativo após uma transacção.

Ainda numa fase de penetração de mercado, o Leiloes.net conta já com perto de 1.000 leilões e cerca de 1500 utilizadores

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Vendas Online: Quantos mais destaques melhor!

Quando se decide vender um determinado artigo e /ou produto num leilão ou site de classificados online, é necessário ter em atenção alguns detalhes que certamente facilitaram a venda:

- Coloque o artigo na categoria certa e se tiver algumas dúvidas pesquise onde estão inseridos os artigos similares. Por exemplo, coloque a sua colecção de Banda Desenhada num Espaço para coleccionadores, os seus relógios na secção Jóias se não existir uma só de relógios...

- Ceda informação promenorizada do artigo em questão, tal como, antiguidade, a cor específica, os principais compontentes, marca, modelo...

- Disponibilize várias fotografias do artigo, pois desta forma os potenciais compradores, poderão visualizar o seu estado. É importante que refeira se o artigo tem algum risco ou está de alguma forma danificado, para o comprador saber com o que contar. Caso contrário, sentir-se-á enganado, certamente pretenderá reaver o dinheiro e a sua reputação como vendedor será afectada.

Compras Online: Algumas dicas...

Se não conhecer um retalhista online pela marca ou reputação, estes conselhos podem ajudá-lo a determinar se estão a operar um Web site seguro e de confiança antes de introduzir o número do seu cartão de crédito ou informações pessoais.
Faça uma investigação da história da loja. Procure um endereço físico (não uma caixa ou apartado postal), peça um catálogo por correio ou telefone e fale com um representante da empresa.

Explore o site da Web para a existência de logótipos de aprovação de parceiros comerciais tais como: Trust.e w BBB online. As empresas só podem colocar estes logótipos nos seus sites se cumprirem um conjunto de padrões rigorosos.

Procure saber o que os outros compradores têm para dizer sobre uma loja online em sites de comparação.

Verifique os métodos e políticas de envio para determinar que transportadoras utilizam, os portes de envio e se fornecem seguro e localização de encomendas. Saiba igualmente de onde provêm — os artigos por vezes têm origem em localizações internacionais, o que obriga a passar pela alfândega e a tempos de entrega mais prolongados.
Antes de introduzir o número do seu cartão de crédito...
Encontrou o item perfeito ao preço ideal e está pronto a fazer uma compra. Antes de introduzir o seu número de cartão de crédito, certifique-se de que a loja que escolheu obedece às seguintes regras.

A empresa apenas deve precisar das informações pessoais necessárias para concluir a compra. Deverá provavelmente introduzir o número de cartão de crédito, endereço e número de telefone. Desconfie se pedirem outras informações, tais como o número de Segurança Social, números de contas bancárias ou o nome de solteira da sua mãe.
Nota: Algumas empresas conceituadas poderão perguntar-lhe quais são os seus interesses pedindo-lhe que assinale determinadas caixas de verificação. Estas informações não devem ser necessárias para fazer a compra.

O site da Web deve utilizar tecnologia segura. Quando acede ao ecrã que lhe pede para introduzir o número de cartão de crédito ou outras informações pessoais, certifique-se de que o endereço começa por http e verifique se existe um pequeno cadeado no canto inferior direito do ecrã.