terça-feira, 14 de agosto de 2007

Compras Online: Algumas dicas...

Se não conhecer um retalhista online pela marca ou reputação, estes conselhos podem ajudá-lo a determinar se estão a operar um Web site seguro e de confiança antes de introduzir o número do seu cartão de crédito ou informações pessoais.
Faça uma investigação da história da loja. Procure um endereço físico (não uma caixa ou apartado postal), peça um catálogo por correio ou telefone e fale com um representante da empresa.

Explore o site da Web para a existência de logótipos de aprovação de parceiros comerciais tais como: Trust.e w BBB online. As empresas só podem colocar estes logótipos nos seus sites se cumprirem um conjunto de padrões rigorosos.

Procure saber o que os outros compradores têm para dizer sobre uma loja online em sites de comparação.

Verifique os métodos e políticas de envio para determinar que transportadoras utilizam, os portes de envio e se fornecem seguro e localização de encomendas. Saiba igualmente de onde provêm — os artigos por vezes têm origem em localizações internacionais, o que obriga a passar pela alfândega e a tempos de entrega mais prolongados.
Antes de introduzir o número do seu cartão de crédito...
Encontrou o item perfeito ao preço ideal e está pronto a fazer uma compra. Antes de introduzir o seu número de cartão de crédito, certifique-se de que a loja que escolheu obedece às seguintes regras.

A empresa apenas deve precisar das informações pessoais necessárias para concluir a compra. Deverá provavelmente introduzir o número de cartão de crédito, endereço e número de telefone. Desconfie se pedirem outras informações, tais como o número de Segurança Social, números de contas bancárias ou o nome de solteira da sua mãe.
Nota: Algumas empresas conceituadas poderão perguntar-lhe quais são os seus interesses pedindo-lhe que assinale determinadas caixas de verificação. Estas informações não devem ser necessárias para fazer a compra.

O site da Web deve utilizar tecnologia segura. Quando acede ao ecrã que lhe pede para introduzir o número de cartão de crédito ou outras informações pessoais, certifique-se de que o endereço começa por http e verifique se existe um pequeno cadeado no canto inferior direito do ecrã.

Sem comentários: