segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Envio à cobrança? Cobre os portes de envio antecipadamente.

O Leiloes.net recomenda aos vendedores que aceitem todas as formas de envio. É uma maneira de chegar a mais compradores, satisfazendo as necessidades de segurança que ainda se colocam para muitos clientes.

Nós sabemos que o envio à cobrança representa uma ilusão de segurança. Os CTT não permitem ao comprador confirmar o conteúdo da encomenda antes do pagamento. Por essa razão, o comprador pode acabar por efectuar o pagamento de um artigo que não corresponde ao que adquiriu. O envio à cobrança não confere, na realidade, qualquer segurança ao comprador.

No entanto, enquanto vendedor, é necessário que se reflicta sobre a estratégia de venda. Os portugueses são, por natureza, um povo desconfiado, com dificuldade em confiar num processo como o comércio electrónico e, principalmente, quando as transacções são efectuadas com cidadãos como eles próprios (e não com empresas com as quais poderão, depois, reclamar em loja física).

Independentemente da opinião do vendedor sobre o envio à cobrança, muitos compradores vão sempre solicitar que seja essa a forma de envio e pagamento. Mesmo sendo ilusória, a sensação de segurança é o que permite que estes compradores recorram ao comércio electrónico e contribuam, assim, para as o êxito dos negócios do vendedor.

É absolutamente fundamental que os vendedores conheçam a sua comunidade de compradores, que compreendam os seus comportamentos e que ofereçam, nos seus negócios, a possibilidade de TODOS acederem aos artigos à venda.

O envio à cobrança é, de facto, um sistema da preferência de muitos compradores.

Contudo, não é apenas a segurança dos compradores que está em causa. Os vendedores que aceitam o envio à cobrança correm o risco efectivo de pagar os portes de envio e acabar por receber a encomenda devolvida, o que significa que, não só não venderam, como incorreram em custos adicionais.

Para evitar esta situação, os vendedores podem estabelecer o pagamento antecipado do valor dos portes. Ou seja, podem indicar claramente na descrição dos seus negócios que disponibilizam o envio à cobrança, mas que isso implicará o pagamento do valor dos portes de envio por transferência bancária, depósito bancário ou qualquer outra forma de pagamento.



Desta forma, os compradores pagam um pequeno sinal e recebem o artigo à cobrança, conforme seu desejo. Ambas as partes envolvidas no negócios saem satisfeitas e o comprador encontrará, assim, confiança no processo de comércio electrónico e no próprio vendedor.

O comprador satisfeito regressará aos negócios do vendedor e comprará muito mais com muito menos hesitação. Este comprador fará, também, a publicidade mais preciosa de todas: a publicidade boca-a-boca, a recomendação do vendedor aos amigos, família e conhecidos.

Boa semana e bons negócios!

Sem comentários: